Conheça nosso Blog

Neste espaço nós da Asas Vídeos traremos novidades, dicas, cases, vídeos, bastidores e muito mais.

Inscreva seu e-mail abaixo para receber esse conteúdo assim que for publicado.

ILUMINAÇÃO PARA VÍDEO: LUZ EXTERNA


Muitas vezes, na hora de tirar suas ideias do papel e coloca-las em prática, a urgência e/ou a vontade de executá-las faz com que pule etapas ou partes importantes no processo.

Uma cena mal iluminada pode estragar a visualização de seus usuários e impactar negativamente sua estratégia de comunicação. Pense nisso!

Assim como o roteiro e o planejamento, outras etapas da produção devem ser levadas em conta. Leia sobre o tema na matéria “Como fazer vídeos?” publicada anteriormente aqui no blog.

O mundo ideal é contratar uma produtora para produzir seus vídeos, assim você pode dedicar seu tempo a outras funções, trabalhando nas ideias, temas e criando conteúdos mais relevantes. Porém, sabemos que no começo esse investimento pode não ser possível. Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas que podem te ajudar.

Luz externa vs Luz interna

Essa é a primeira decisão que deve tomar, mas quais são os prós e contras? O que ter em mente na decisão? Ainda bem que estamos aqui para responder, certo?

Hoje vamos falar sobre a Iluminação externa.

A luz natural é linda e pode dar efeitos, realmente interessantes aos vídeos. O maior problema é a falta de controle que temos nas variações de luz. Muitas vezes ocorrem oscilações bruscas dependendo da posição do sol, o movimento das nuvens, mudanças do clima, horário… Por isso as produções com iluminação externa são mais limitadas. Supondo que marque a gravação para determinado período e, justamente nesse dia, chova. Pronto, sem gravação.

Em todo caso, para algumas produções são necessárias iluminação externa. Se esse for o caso, aqui vão algumas dicas:

01 – Verificar a previsão do tempo no dia da gravação.

Tenha um app no seu celular para checar as condições climáticas. Leve-as em consideração. O clima pode te proporcionar luz perfeita e condições ideais para o tipo de gravação que for fazer, mas também pode ser um pesadelo. O Clima Tempo pode te ajudar.

02 – Qual o melhor horário para gravar?

Como o período de luz é “escasso” e “mutante”, é preciso ter tudo planejado para otimizar o tempo. Tenha, inclusive “PLANO A” e “PLANO B”.

Períodos como o início da manhã e final de tarde normalmente são os mais interessantes para a produção de vídeos. Esse momento é conhecido como “Golden Hour” (Hora de Ouro), mas dura poucos minutos… E isso pode não ser o suficiente. Nesse caso avalie as condições, analise quando o sol nasce e o tempo de luz mais estável na parte da manhã. Saiba também o horário que começa a escurecer na região.

Evite os períodos entre 11h30 e 13h30 em que a luz fica muito forte e “dura”.

03 – Cenário.

Lembre-se que o cenário vai transmitir alguma mensagem para o espectador. Procure um local que componha a cena, que faça sentido para o assunto abordado. Faça uma visita prévia ao local, antes da gravação.

Lembre-se que alguns locais, como parques, precisam de autorização prévia para gravar. Informe-se.

04 – Áudio.

Assim como acontece com a luz, na gravação externa temos menos controle de interferências, como: vento, trânsito, movimentação da vegetação, pessoas fazendo barulho, animais. Então se for necessário fazer captação de áudio também, é uma boa ideia investir em microfone apropriado.

rebatedor

05 – Acessórios.

O rebatedor é um acessório que pode salvar sua produção. Quando temos uma luz muito dura, criando sombras no nosso assunto, nesse caso o rebatedor vai criar um clima mais harmonioso, preenchendo essas áreas escuras. Cuidado, ao direcionar a luz, de forma que não incomode as pessoas. O ideal é comprar o equipamento, pois ele traz opções de capas que podem te ajudar no “clima” que quer produzir, mas se o dinheiro está curto, você pode usar folhas de isopor como rebatedor.

Filtros de lentes podem conseguir efeitos interessantes para suas produções. O filtro polarizador é utilizado para diminuir o reflexo de superfícies translúcidas, como vidro e água. Também realça a saturação das cores e adiciona contraste a imagem.

O filtro de densidade neutra (ND) é utilizado para reduzir a quantidade de luz que passa pela lente, permitindo a utilização de baixas velocidades do obturador mesmo em condições com muita luz. O efeito é parecido com ao dos óculos escuros.

06 – Apps.

  • Tenha um app com a previsão do clima no seu celular.
  • Sun Surveyor é um app que prevê o posicionamento do Sol e da Lua (azimute, altitude, hora) com uma Bússola 3D, Mapa Interativo, Realidade Aumentada e os Relatórios Detalhados.

Agora, se você quer ou precisa ter mais controle de tempo e luz para sua produção, é importante pensar na iluminação interna, em local fechado. Se tiver dinheiro para investir em um estúdio, ótimo. Mas se esse não for o caso, na próxima matéria vamos abordar esse tipo de iluminação, trazendo mais dicas e sugestões. Até lá!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja receber conteúdos exclusivos, notícias e promoções? Cadastre seu e-mail acima.

RECEBA NOSSAS

NOVIDADES