Conheça nosso Blog

Neste espaço nós da Asas Vídeos traremos novidades, dicas, cases, vídeos, bastidores e muito mais.

Inscreva seu e-mail abaixo para receber esse conteúdo assim que for publicado.

Comunicação para resultados


silvia-maiolino

por Silvia Maiolino

Uma estratégia de comunicação de resultados precisa contemplar quatro variáveis: mensagens, públicos-alvo, ferramentas – digitais, impressas ou de relacionamento – e investimento possível. A combinação entre esses fatores leva ao alcance dos objetivos propostos, sejam eles institucionais ou mercadológicos.

Cabe ao consultor de comunicação conhecer demandas e expectativas do cliente, além da cultura da organização, e oferecer propostas customizadas, ressaltando características específicas, diferenciais que podem ser explorados para destacar o cliente diante da concorrência.

Por isso, não acredito em produtos de prateleira. A troca de experiência, a parceria e a construção coletiva de estratégias, reunindo consultores externos, equipe de comunicação interna e executivos responsáveis pela demanda, são fundamentais para se atingir os objetivos propostos.

O consultor também deve buscar o equilíbrio na utilização das diferentes ferramentas de comunicação. Atualmente, há uma demanda crescente somente por soluções digitais. Mas a combinação dessas ferramentas, cujo potencial já foi comprovado, com as possibilidades de comunicação do mundo offline, como material impresso diferenciado e ações de relacionamento criativas, voltadas à experiência, também têm papel importante nas estratégias das marcas com seus públicos, sejam eles colaboradores, fornecedores, parceiros, clientes e consumidores.

Além das quatro variáveis relacionadas acima, o trabalho de comunicação precisa ser eficiente, ou seja, bem feito, tanto na utilização dos recursos (humanos e financeiros) quanto no desempenho técnico. Deve, também, ser eficaz, atingindo os resultados. E, por último, eficiente, buscando a perenidade e permanência das mensagens e da imagem das marcas nos corações e mentes.

Veja outros vídeos da websérie Palavra-Chave clicando aqui.

Saiba mais sobre o entrevistado:

Silvia Maiolino

Silvia Maiolino, diretora da Quasar Comunicações, é jornalista com sólida experiência de 25 anos em Comunicação Corporativa.

Entre suas atividades, coordenou a área de Comunicação da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa).

Também foi diretora de atendimento na Publicom, trabalhando para clientes como McDonald’s, Novartis, Kraft Foods, Editora Moderna, Syngenta, CEMPRE e Veirano Advogados.

Exerceu a mesma função na Lide Soluções Integradas em Comunicação, atendendo a clientes como Santander Banespa, Fundação Itaú Social, Colégio São Luís, Volkswagen do Brasil, Natura, Shopping Center Norte e Canais HBO.

No início da carreira, foi repórter de Educação do jornal O Estado de S. Paulo..

É formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização pela Thomson Foundation (País de Gales) e estágio no Serviço Brasileiro da BBC, em Londres, como bolsista do British Council.

Cursou também pós-graduação em Gestão do Marketing e da Comunicação pela USP e especialização em Responsabilidade Social no Ceats/FIA da USP.

É membro da Rede Ubuntu de Eupreendedorismo.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja receber conteúdos exclusivos, notícias e promoções? Cadastre seu e-mail acima.

RECEBA NOSSAS

NOVIDADES